Por que Vancouver tem tantos carros elétricos?

Vaga de carro elétrico. Foto: Daniel Nahum

Vancouver é uma cidade conhecida por sua forte conexão com a natureza e por possuir políticas públicas voltadas à sustentabilidade.

Morando lá, percebi que a cidade toma várias medidas em prol do meio ambiente: 

  • Possui um sistema de coleta seletiva bem rigoroso, além de incentivar o uso de embalagens 100% recicláveis.
  • A cidade é bastante arborizada e com áreas verdes, proporcionando um ar mais puro.
  • Há uma busca contínua por alternativas ao uso de combustíveis fósseis, optando por meios de transporte mais sustentáveis.

Fiquei impressionado com a quantidade de carros elétricos e híbridos nas ruas de Vancouver. Em qualquer lugar, seja no centro ou em bairros residenciais, é praticamente impossível não cruzar com vários deles.

Nesta postagem, vou compartilhar alguns dos motivos que contribuem para Vancouver ter tantos carros elétricos rodando pelas ruas.

1. Preços acessíveis

O preço de carros novos no Canadá é bem acessível para moradores que ganham em dólar. Apesar de carros elétricos ainda serem mais caros do que alguns modelos a combustão, a diferença de preço não é grande, podendo ser um bom investimento para uso urbano. 

Segundo o site canadadrives.ca, em 2024 era possível comprar um Toyota Corolla por cerca de CAD$25.000,00. Já um modelo 100% elétrico, começava por volta de CAD$40.000,00, com diversas opções no mercado, desde compactos até SUVs de alta performance.

Essa variedade e competitividade nos preços ajudam o carro elétrico a se tornar uma escolha viável para muitos canadenses.

2. Pontos de carregamento espalhados pela cidade

Carro elétrico carregando. Foto: Daniel Nahum

Outro fator que facilita a adoção dos carros elétricos em Vancouver é a presença de muitos pontos de carregamento elétrico. É comum encontrá-los em estacionamentos, shoppings e até mesmo em alguns parques públicos.

Embora a maioria desses carregadores sejam pagos, eles tornam o uso do carro elétrico mais prático e conveniente na cidade.

3. A experiência ao dirigir um carro elétrico

"The Fully Charged Show" em Vancouver. Foto: Daniel Nahum

Durante minha estadia em Vancouver, tive a oportunidade de visitar o “The Fully Charged Show”, um evento voltado para mobilidade elétrica. Lá, fiz um test drive com o Hyundai Ioniq 5, um modelo 100% elétrico com tração nas quatro rodas e 320cv, que custava em torno de CAD$60.000,00.

Posso dizer que foi uma experiência incrível! O carro é silencioso, suave e entrega potência instantânea – pisou, ele responde! É uma sensação muito diferente do carro a combustão. Além disso, a ausência de marchas torna tudo mais simples e uma experiência mais confortável.

4. Uma cidade preparada para o futuro

Vancouver está sempre pensando em sustentabilidade a longo prazo. A cidade vem investindo na expansão do SkyTrain, já conta com ônibus elétricos circulando, há várias ciclovias e adota práticas que reduzem o impacto ambiental.

Todo esse esforço cria uma cultura local que incentiva a escolha por alternativas mais limpas, como os veículos híbridos e elétricos.

Conclusão

Dirigir um carro elétrico em Vancouver é, sem dúvidas, uma realidade cada vez mais comum. Os preços acessíveis, infraestrutura de carregamento e uma visão mais sustentável da população fazem com que esses veículos estejam por toda parte.

No entanto, vale lembrar que o Canadá é um país de proporções continentais, com longas distâncias, áreas isoladas e invernos rigorosos. Em muitas regiões, o carro a combustão ainda é a opção mais segura, especialmente para quem faz viagens longas ou vive em locais com temperaturas extremas.

Os elétricos estão vindo com força, mas se vão ser o novo padrão, só o tempo vai dizer!

Leia também: "Vancouver: Cidade para Pessoas ou Automóveis?"(Clique Aqui!)

Gostou deste post? Deixe seu comentário e compartilhe com quem planeja visitar ou morar em Vancouver! Até a próxima!

Voltar para Página Inicial Entre no Canal do WhatsApp

 

Postar um comentário

0 Comentários