10 Hábitos Essenciais para quem mora em Vancouver!

Centro de Vancouver. Foto: Daniel Nahum

Vancouver é uma cidade multicultural, com hábitos e regras sociais bem diferentes do Brasil.

Para se adaptar rapidamente e evitar situações constrangedoras, confira 10 hábitos essenciais que todo mundo deve ter em Vancouver!

1. Fique à Direita na Escada Rolante

Se estiver parado na escada rolante, fique sempre à direita. O lado esquerdo deve ser mantido livre para aqueles que desejam subir andando ou estão com pressa. Essa regra de etiqueta é levada a sério e é esperada por todos, especialmente nas estações do SkyTrain, onde o movimento é intenso e há pessoas com pressa para chegar aos seus compromissos.

2. Fale Baixo em Público

Os canadenses são mais reservados e costumam falar em um tom de voz baixo em lugares públicos. Nós, brasileiros, temos o costume de falar um pouco mais alto, o que acaba chamando a atenção e gerando olhares de reprovação. Por isso, fique atento e procure falar um pouco mais baixo.

3. Use Fones de Ouvido para Escutar o Celular

Seja no ônibus, no metrô ou em qualquer espaço público, sempre use fones de ouvido para assistir vídeos ou ouvir músicas. Deixar o celular no viva-voz ou reproduzir som alto em locais fechados é considerado falta de respeito para a cultura canadense.

4. Separe o Lixo Corretamente

Vancouver é uma cidade extremamente limpa, e a coleta seletiva é levada muito a sério. Lixos residenciais devem ser devidamente separados, e os moradores precisam comprar "sacos 100% recicláveis" para descartar o lixo orgânico. Erros podem resultar em multas.

Além disso, antes de jogar qualquer coisa no lixo em ambientes públicos, verifique se há alguma placa com restrições.

Uma vez, eu ia jogar meu guarda-chuva quebrado na lixeira de um parque urbano, mas havia uma placa avisando que lixos residenciais não eram permitidos e que a multa poderia chegar a CAD$ 20.000,00. Parece exagero, mas não! Estava escrito mesmo!

5. Pedestres têm Preferência

Em Vancouver, os motoristas respeitam rigorosamente quem está atravessando as ruas. Se você estiver na faixa de pedestres, os carros vão parar, pois é cultural no país os veículos cederem a prioridade para as pessoas.

No entanto, é importante ficar atento aos semáforos, pois os motoristas têm a permissão de virar à direita mesmo que o sinal esteja aberto para pedestres. Nesta situação, eles são obrigados a parar e te deixar atravessar, mas é sempre bom ter cuidado!

6. Não “Toque” nas Pessoas

Vancouver é uma cidade multicultural, lar de imigrantes de diversas partes do mundo, e de maneira geral as pessoas tendem a ser mais reservadas. Por isso, evite tocar, abraçar ou ficar muito próximo, especialmente de pessoas que você não conhece.

7. NUNCA dê Sinal a Motoristas de Ônibus

No Canadá, sinalizar para que os motoristas de ônibus parem é visto como uma ofensa. Isso ocorre porque eles podem interpretar o gesto como uma sugestão de que não sabem fazer o trabalho corretamente. Portanto, apenas fique de pé ao lado da placa no ponto de ônibus, assim o motorista vai te ver e parar.

8. Respeite o Horário de Funcionamento dos Parques

Foto: Daniel Nahum

Os parques urbanos não têm muros nem porteiros, mas possuem horário de funcionamento. 

Curiosamente, as placas informam o horário que o parque está fechado, geralmente entre 22h e 6h da manhã.

Tive a oportunidade de perguntar a um dos funcionários do parque o motivo de informar o horário fechado, em vez de indicar o horário aberto, como "6h da manhã às 22h". Ele me explicou que o motivo é tornar bem claro o momento em que não é permitido estar no local. Além disso, quem for flagrado no parque fora do horário pode ser multado.

Curiosidade: parques urbanos em bairros residenciais não possuem postes de iluminação para não incomodar a fauna durante à noite.

9. Respeite a Vida Selvagem

Foto: Daniel Nahum

O Canadá é conhecido por sua rica vida selvagem, com animais como guaxinins, coiotes, ursos, alces, dentre outros. Vancouver é uma cidade muito populosa, por isso não há problemas com ursos circulando pelas ruas como em cidades menores. No entanto, é possível encontrar coiotes, principalmente em parques de manhã bem cedo e no final da tarde.

Por isso, o Canadá enfatiza a importância de respeitar a vida selvagem, sempre mantendo uma distância de segurança, não dar alimentos e principalmente nunca encarar ursos e coiotes.

10. Diga “I’m Sorry” (Mesmo Quando Não Precisa)

Os canadenses têm o hábito de dizer "I'm sorry" (desculpe) com muita frequência, mesmo quando não fizeram nada de errado. Se esbarrar em alguém ou entrar em um espaço apertado, dizer um rápido "Sorry" é um gesto comum e educado.

Conclusão

Adotar esses hábitos ajudará você a se adaptar mais rapidamente e a evitar situações embaraçosas. Vancouver é uma cidade incrível, e respeitar suas regras sociais é um ótimo passo para aproveitar melhor a experiência!

Você já conhecia essas regras? Comente aqui embaixo e compartilhe com quem está de mudança para Vancouver! Obrigado e até a próxima! 

Voltar para Página Inicial | Entre no Canal do WhatsApp

Postar um comentário

0 Comentários